O IPVA é um imposto de requisito obrigatório para todos os brasileiros que possuem propriedade em algum veiculo automotor seja ele carro, moto, caminhão e etc. Basta se locomover nas estradas, rodovias do Brasil.

Essa contribuição metade será destinada para a construção e reformas dos asfaltos das cidades e das estradas que ligam os estados brasileiros e a outra metade é destinada para saúde e educação do estado que o veiculo fora registrado.

O recolhimento do IPVA é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda de cada estado do Brasil, 50% do valor recolhido é destinado para o município onde o veículo foi licenciado, a outra parte vai para o Estado onde esse valor será aplicado em asfaltos e infraestrutura para as rodovias dos Estados.

Abaixo você terá conhecimento de como fazer o calculo do pagamento do IPVA e o que fazer caso se esqueça de efetua-lo até o prazo.

Como fazer o calculo do pagamento do IPVA

Para fazer o calculo do pagamento do IPVA do seu veiculo primeiramente você tem que saber o número de alíquotas da sua cidade no qual é o percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor deste tributo. Ela pode variar de 1% a 6% dependendo assim do estado que o veiculo está registrado.

IPVA 2018

Logo após é preciso que você verifique o modelo e marca do veiculo com o respectivo valor renal. Sabendo disto o proprietário terá que estar com o registro e licenciamento em mãos, documento este que consta o número do RENAVAM no qual é a identidade do automóvel, é por meio dele que é permitido saber todo o histórico do veiculo, desde a sua fabricação até o dia regente.

É o Estado define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do imposto. Para este ano de 2018, os contribuintes contam com os mesmos prazos, descontos e a mesma tabela de vencimento utilizada no ano de 2016.

Agora multiplique o valor venal do seu veiculo juntamente com a alíquota do seu estado que você saberá o valor que terá que ser pago. Pagamento este que poderá ser realizado por meio de agencias lotéricas, bancos e baking online.

O que fazer caso esqueça de pagar o IPVA

O pagamento do IPVA poderá ser divido de até 3 vezes mas caso você se passe na data de pagamento deverá obrigatoriamente, ser efetuada em uma única cota. Tendo assim juros por cada dia que passa, sendo assim fracionada dia a dia, até o limite máximo de 20% e juros de 1% ao mês ou fração.

IPVA 2018

E para ser paga é preciso que você tenha todas as suas dividas na ocasião do recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV, entregue pelo DETRAN.

Aproveite e pague a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV). O valor da taxa para este ano é de R$ 77,60 reais. Informe o número do RENAVAM na instituição bancária de sua escolha ou retire o Documento de arrecadação no link abaixo da Guia de arrecadação no site da Fazenda.

Caso você ainda tenha alguma dúvida referente ao calculo de pagamento e o que fazer caso você não pague deixe o seu comentário a seguir que te responderemos o mais breve possível.