A Petrobras é a principal empresa brasileira, sendo uma das maiores, senão a maior, petrolífera do mundo. E mesmo sofrendo escândalos e roubos por conta da corrupção, a empresa está se recuperando e aos poucos está recuperando, também, o seu valor de mercado. Com a valorização da Petrobras, a empresa voltou a apostar nos programas sociais que promove – especialmente o Jovem Aprendiz.

O Jovem Aprendiz Petrobras emprega centenas de jovens todos os anos, que tem a possibilidade de trabalhar e aprender uma profissão, durante dois anos, na empresa, além de receber salários e benefícios compatíveis com o mercado de trabalho.

O programa, que é destinado para adolescentes e jovens adultos de 14 a 22 anos de idade, está previsto para abrir as inscrições no início de 2017. Então, se você deseja conseguir uma vaga e trabalhar em uma das maiores empresas do mundo, continue lendo para saber todos os passos necessários.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz

Petrobras

O programa Jovem Aprendiz Petrobras foi criado baseado na Lei do Aprendiz Legal, que garante que 5 a 15% das vagas de empresas de médio e grande porte sejam destinadas a jovens aprendizes. Com isso, as empresas ganham descontos especiais nos impostos, além de estarem contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas. Além do emprego, o jovem aprendiz fará um curso de capacitação profissional que desenvolverá suas habilidades para o mercado de trabalho.

Uma vez que as inscrições estiverem abertas, o interessado deverá realizar o seu cadastro informando todos os dados corretamente. Caso seja convocado para a próxima etapa do processo seletivo, o aluno deverá participar de uma entrevista coletiva. A partir daí, poucos candidatos passarão pra próxima etapa.

Contudo, não são todas as pessoas com idades de 14 a 22 anos são elegíveis para participar do programa. Confira a seguir o que é preciso para participar e equem pode se inscrever:

Quem pode se inscrever no Jovem Aprendiz 2017?

Petrobras

O programa é destinado para pessoas com idades de 14 a 22 anos. Confira a lista completa de requisitos:

  • O interessado deverá ter uma renda familiar per capital igual ou inferior a um salário-mínimo federal;
  • Estar matriculado em alguma instituição de ensino pública, e ainda possuir uma boa frequência escolar, com boas notas;
  • Possuir idade de 14 a 22 anos incompletos;
  • Ser, preferencialmente, cadastrado em algum programa de assistência social, como o Bolsa Família.

Quais são os benefícios oferecidos para as Jovens Aprendiz Petrobras?

Petrobras

Além do curso de formação profissional, os jovens aprendizes contratados pela Petrobras tem direito aos direitos a seguir:

  • 01 salário mensal no valor de um salário-mínimo nacional;
  • Férias remuneradas no mesmo período das férias escolas;
  • Curso de formação profissional com uma carga horária de 02 anos;
  • Direito ao FGTS e participação no décimo terceiro salário.

Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz?

Como dito no início do artigo, o programa Jovem Aprendiz da Petrobras e aberto todo o início do ano. Como estamos caminhando para o final de 2016, então muito provavelmente as inscrições para o projeto só se abrirão na metade de Janeiro de 2017. Porém, é possível se informar com precisão através do Diário Oficial e dos principais sites e canais de notícia.

Isso porque muitos jovens sonham em trabalhar na empresa estatal, e por causa disso a procura é muito grande. Por isso mesmo você tem que ficar de olho para não perder a oportunidade de ser um jovem aprendiz.

É um processo que pode ser difícil, mas uma vez dentro, o futuro profissional do jovem estará garantido. E você, já tentou se inscrever no Jovem Aprendiz da Petrobras? Pretende se inscrever para o ano de 2017? Faça um comentário e compartilhe sua opinião com a gente!